PLANEJAMENTO DE AULA – HISTÓRIA Ano/Série: 3º e 4º Ano – Ensino Fundamental I- Saise Educar- GRATUITO


🏫 PLANEJAMENTO DE AULA – HISTÓRIA

Ano/Série: 3º e 4º Ano – Ensino Fundamental I
Duração: 50 minutos
Tema: A História da Minha Comunidade e do Meu Município


🎯 OBJETIVOS GERAIS

  • Reconhecer a importância da história local e da memória coletiva.

  • Compreender como as pessoas, os lugares e os costumes mudam ao longo do tempo.

  • Valorizar a identidade cultural e o patrimônio da comunidade.


🧠 HABILIDADES (BNCC)

  • (EF03HI01) Identificar semelhanças e diferenças entre modos de vida de diferentes tempos e lugares.

  • (EF04HI02) Reconhecer o papel das pessoas, grupos e instituições na formação da comunidade e do município.

  • (EF04HI03) Valorizar o patrimônio cultural e histórico local.


📚 CONTEÚDOS

  • A história do bairro e da cidade.

  • Costumes e tradições locais.

  • Pessoas importantes da comunidade.

  • Mudanças e permanências ao longo do tempo.


🧩 METODOLOGIA

  1. Roda de conversa (10 min):

    • Pergunte aos alunos: “Você sabe como era o nosso bairro antigamente?”

    • Incentive-os a falar sobre mudanças nas ruas, nas escolas, nas casas e nas festas da cidade.

  2. Exposição e explicação (15 min):

    • Mostrar imagens antigas (impressas ou projetadas) da cidade ou da escola.

    • Conversar sobre as diferenças e o que se manteve igual ao longo dos anos.

  3. Atividade prática (20 min):

    • Os alunos farão um “Mapa da Memória” com desenhos representando o que existe hoje e o que mudou na comunidade.

    • Podem desenhar: escola, praças, igrejas, mercados, casas antigas etc.

  4. Encerramento (5 min):

    • Conversa final sobre a importância de preservar a história e o patrimônio local.


🧰 RECURSOS DIDÁTICOS

  • Folhas A4, lápis de cor e canetinhas.

  • Fotos antigas da comunidade (ou imagens da internet).

  • Quadro e giz ou pincel.


AVALIAÇÃO

  • Participação nas discussões.

  • Interesse e envolvimento nas atividades.

  • Capacidade de relacionar o passado e o presente da comunidade.


✏️ ATIVIDADES DE HISTÓRIA – 3º E 4º ANO

🕰️ Atividade 1 – Descobrindo o Passado

  1. Escreva o nome do bairro ou da cidade onde você mora: __________________________

  2. O que você mais gosta nesse lugar? __________________________________________

  3. Você sabe quem fundou a sua cidade? ( ) Sim ( ) Não

  4. Escreva ou desenhe algo que mudou no seu bairro nos últimos anos:
    (Exemplo: ruas asfaltadas, novas escolas, construções, praças etc.)


🏘️ Atividade 2 – Linha do Tempo da Comunidade

Monte uma linha do tempo simples com as seguintes informações:

  • Como era o bairro antigamente.

  • Como está o bairro hoje.

  • Como você imagina que será no futuro.

📍Use desenhos ou frases curtas para representar cada período.


👨‍👩‍👧 Atividade 3 – Conversando com os Mais Velhos

Entrevistar alguém da sua família ou vizinhança (avô, avó, tio ou vizinho).
Anote as respostas:

  1. Como era o bairro quando essa pessoa era criança?

  2. Quais brincadeiras eram comuns naquela época?

  3. O que mudou com o passar dos anos?

Depois, compartilhe as respostas com a turma.


🖍️ Atividade 4 – Desenhe Sua Comunidade

Desenhe em uma folha:

  • Um lugar importante do seu bairro (praça, escola, igreja, posto de saúde etc.).

  • Escreva o nome desse lugar e conte por que ele é importante para você.


🎨 Atividade Extra (Projeto em Grupo)

Monte um mural da história da comunidade, com:

  • Fotos (atuais e antigas),

  • Desenhos dos alunos,

  • Pequenos textos explicativos.

O mural pode ser exposto na escola para todos conhecerem mais sobre o local onde vivem.


🗓️ SUGESTÃO DE ENCERRAMENTO

  • Fazer uma exposição na escola com os trabalhos e desenhos dos alunos.

  • Convidar pais e responsáveis para conhecerem o mural histórico da turma.


🪁 MATERIAIS GRATUITOS E ALTERNATIVOS

  • Folhas recicladas, jornais velhos, papel pardo para o mural, cola e tesoura sem ponta.

  • Impressões simples de fotos da cidade (pode ser preto e branco).


 

Comentários