Planejamento de aula + atividades pedagógicas 7° ano e 8° ano do ensino fundamental II- Saise Educar

PLANEJAMENTO DE AULA – EDUCAÇÃO FÍSICA

Ano/Série: 7º e 8º Ano – Ensino Fundamental II
Duração: 50 minutos
Tema: Esportes Coletivos – Basquete e Trabalho em Equipe


---

Objetivos:

Aprender e praticar os fundamentos básicos do basquetebol.

Desenvolver coordenação motora, equilíbrio, agilidade e cooperação.

Valorizar o respeito às regras e aos colegas durante o jogo.

Refletir sobre o papel do esporte como ferramenta de convivência social.



---

Conteúdos:

Fundamentos técnicos do basquete: passe, drible e arremesso.

Regras básicas do jogo.

Trabalho em equipe e valores esportivos.

Respeito e fair play nas práticas esportivas.



---

Metodologia:

1. Aquecimento (10 min)
👉 Atividade: “Drible Congelante”

Cada aluno com uma bola (ou compartilhando).

Devem se movimentar driblando pela quadra.

Ao sinal do professor, todos param na posição de defesa.

Quem se mover após o comando “congelou!” volta ao início.

Trabalha atenção, controle e domínio de bola.



---

2. Desenvolvimento (30 min)

Parte 1 – Fundamentos do Basquete (15 min)

Passe: ensinar passes de peito e quicado. Alunos em duplas trocam passes.

Drible: praticar dribles com as duas mãos alternadamente.

Arremesso: demonstrar e praticar arremesso próximo à cesta (ou alvo improvisado com cone ou caixa).


Parte 2 – Mini-jogo adaptado (15 min)

Dividir a turma em dois times.

Realizar um jogo com regras simplificadas (sem contato físico, número reduzido de jogadores, tempo curto).

Enfatizar o trabalho em equipe e a movimentação em grupo.



---

3. Encerramento (10 min)

Alongamento coletivo.

Roda de conversa sobre as aprendizagens da aula:

“Qual fundamento você achou mais fácil?”

“O que é mais importante em um jogo: vencer ou jogar com respeito?”

“Como o basquete ajuda no trabalho em equipe?”




---

Recursos:

Bolas de basquete (ou bolas de borracha).

Cones, fitas adesivas para marcação da quadra.

Tabela de basquete (ou alvo improvisado).

Apito e cronômetro (opcional).



---

Avaliação:

Participação nas atividades e no mini-jogo.

Interesse e empenho durante os exercícios.

Respeito às regras e aos colegas.

Demonstração de cooperação e espírito esportivo.



---

ATIVIDADES PARA IMPRESSÃO (COMPLEMENTO EM SALA)

Atividade 1 – Complete as frases:

1. O esporte praticado hoje foi ____________________________.


2. Os principais fundamentos do basquete são ____________________________.


3. Trabalhar em equipe é importante porque ____________________________.




---

Atividade 2 – Verdadeiro ou Falso:
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) O drible é usado para movimentar a bola pelo campo.
( ) No basquete, é permitido empurrar o adversário.
( ) O passe serve para manter a bola em jogo com o grupo.
( ) O trabalho em equipe ajuda a melhorar o desempenho do time.


---

Atividade 3 – Desenho:
🏀 Desenhe uma cena de um jogo de basquete mostrando os colegas cooperando para marcar pontos.


---

Sugestão de ampliação (opcional):
👉 Se houver mais tempo ou aulas contínuas, o professor pode trabalhar:

A história do basquete e sua origem.

Comparação entre esportes coletivos (futebol, vôlei e basquete).

Mini-torneio de equipes com rodízio de funções (capitão, juiz, marcador etc.).


Comentários