Planejamento de aula + atividades pedagógicas Educação física 5 ano ensino fundamental I- Saise Educar

PLANEJAMENTO DE AULA – EDUCAÇÃO FÍSICA

Ano/Série: 5º Ano – Ensino Fundamental I
Duração: 50 minutos
Tema: Jogos Populares e Tradições Brasileiras


---

Objetivos:

Reconhecer e valorizar os jogos e brincadeiras tradicionais brasileiras.

Desenvolver a coordenação motora, atenção e agilidade.

Estimular o respeito às regras e a convivência em grupo.

Promover momentos de lazer e integração entre os alunos.



---

Conteúdos:

Jogos populares brasileiros (pular corda, amarelinha, queimada, pega-pega, cabo de guerra).

Coordenação motora ampla e controle corporal.

Trabalho em equipe e respeito às regras.



---

Metodologia:

1. Aquecimento (10 min)
👉 Atividade: “Pega-bandeira”

Dividir a turma em duas equipes.

Cada equipe deve proteger sua bandeira (um lenço, garrafa ou cone).

O objetivo é capturar a bandeira adversária e trazê-la para o próprio campo sem ser pego.

Trabalha corrida, estratégia e cooperação.



---

2. Desenvolvimento (30 min)

Jogo 1 – “Queimada adaptada”

Dividir a turma em duas equipes equilibradas.

Regras simples: quem for atingido sai e pode retornar quando um colega o “salvar” acertando um adversário.

O professor pode adaptar com bolas leves e áreas menores para segurança.


Jogo 2 – “Cabo de guerra”

Utilizar uma corda resistente ou corda de pular grande.

Dividir os alunos em dois grupos de força equilibrada.

Marcar o centro com uma fita no chão.

Vence o grupo que conseguir puxar a corda até seu lado.

Trabalha força, união e estratégia.



---

3. Encerramento (10 min)

Roda de conversa sobre as atividades do dia.

Perguntas orientadoras:

“Qual brincadeira você mais gostou?”

“O que aprendemos jogando juntos?”

“Por que é importante respeitar as regras e os colegas?”




---

Recursos:

Corda de pular ou corda grossa para o cabo de guerra.

Bolas leves (de borracha ou espuma).

Lenço, garrafa ou cone para o jogo “pega-bandeira”.

Espaço amplo (quadra ou pátio).



---

Avaliação:

Participação e envolvimento nas atividades.

Respeito às regras e aos colegas.

Capacidade de trabalhar em equipe.

Interesse e cuidado com o material utilizado.



---

ATIVIDADES PARA IMPRESSÃO (REFLEXÃO E COMPLEMENTO EM SALA)

Atividade 1 – Complete as frases:

1. O jogo que eu mais gostei de praticar foi ________________________.


2. Aprendi que jogar em equipe é importante porque ________________________.


3. Quando jogo, eu devo sempre ________________________.




---

Atividade 2 – Desenho:
🖍️ Desenhe o jogo que você mais gostou da aula de hoje. Mostre o que estava fazendo e com quem estava jogando.


---

Atividade 3 – Verdadeiro ou Falso:
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Respeitar o colega é importante durante o jogo.
( ) O mais importante é vencer, não brincar.
( ) Podemos criar regras novas em grupo.
( ) Jogar em equipe ajuda todos a se divertirem.


Comentários