Planejamento de aula + atividades pedagógicas- 7 e 8 ano do ensino fundamental II- Saise Educar- GRATUITO
🧮 PLANEJAMENTO DE AULA – MATEMÁTICA
Ano/Série: 7º e 8º Ano – Ensino Fundamental II
Duração: 50 a 60 minutos
Tema: Frações, Porcentagem e Proporcionalidade
🎯 OBJETIVOS GERAIS
-
Compreender e aplicar conceitos de fração, porcentagem e proporção em situações do cotidiano.
-
Desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
-
Estimular o trabalho em grupo e o uso prático da matemática.
🧠 HABILIDADES DA BNCC
-
(EF07MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam frações e porcentagens em contextos diversos.
-
(EF08MA06) Resolver problemas que envolvam razão, proporção e escalas em representações diversas.
-
(EF07MA06) Utilizar a proporcionalidade para resolver problemas do dia a dia.
🧾 CONTEÚDOS
-
Revisão de frações e operações.
-
Cálculo e interpretação de porcentagem.
-
Razão e proporção.
-
Aplicações práticas: descontos, lucros e escalas.
🏫 METODOLOGIA
-
Introdução (10 min):
-
Conversa inicial: onde usamos porcentagem e frações no cotidiano (lojas, receitas, esportes etc.).
-
Exemplo prático: “Um produto custa R$100 e está com 25% de desconto. Qual o valor final?”
-
-
Desenvolvimento (30 min):
-
Explicação no quadro com exemplos práticos e visualização de frações (com círculos, barras ou gráficos).
-
Proporções aplicadas a situações reais: “Se 3 lápis custam R$6, quanto custam 7 lápis?”.
-
Os alunos resolvem atividades em duplas, trocando ideias e explicações.
-
-
Encerramento (10 min):
-
Correção coletiva das atividades.
-
Reflexão: “Como a matemática ajuda a resolver situações da vida real?”
-
🧰 RECURSOS DIDÁTICOS
-
Quadro e marcador ou cartolina.
-
Calculadora simples.
-
Folhas de atividades impressas.
-
Materiais recicláveis (papel colorido, régua, tesoura).
✅ AVALIAÇÃO
-
Participação e envolvimento nas atividades.
-
Resolução correta dos problemas.
-
Capacidade de explicar os raciocínios utilizados.
✏️ ATIVIDADES – 7º e 8º ANO
Atividade 1 – Frações no Cotidiano
-
Em uma pizza dividida em 8 pedaços, João comeu 3.
-
a) Qual fração representa o que ele comeu?
-
b) E o que sobrou?
-
-
Escreva as frações equivalentes a 2/3.
-
Resolva:
-
a)
-
b)
-
Atividade 2 – Porcentagem no Dia a Dia
-
Uma mochila custa R$200 e está com 30% de desconto.
-
a) Qual é o valor do desconto?
-
b) Quanto o cliente pagará pela mochila?
-
-
Uma calça de R$120 teve aumento de 25%.
-
a) Qual será o novo preço?
-
-
Em uma pesquisa com 200 alunos, 60% disseram gostar de esportes.
-
a) Quantos alunos isso representa?
-
Atividade 3 – Proporção e Escala
-
Um mapa foi desenhado na escala 1:100.000.
-
a) Se duas cidades estão a 3 cm no mapa, qual é a distância real entre elas?
-
-
Um carro percorre 180 km com 15 litros de gasolina.
-
a) Quantos litros serão necessários para percorrer 300 km?
-
-
Em uma receita, usa-se 2 copos de farinha para 1 de leite.
-
a) Quantos copos de farinha serão usados para 3 de leite?
-
Atividade 4 – Desafio Matemático
Resolva com atenção:
“Uma loja vendeu 60% de seu estoque de 500 camisetas. Quantas restaram? Se cada camiseta custa R$40, qual o valor total das que foram vendidas?”
🧩 ATIVIDADE COMPLEMENTAR (opcional)
Monte um cartaz temático com o título “A Matemática na Vida Real”, trazendo:
-
Fotos ou recortes de revistas com exemplos de porcentagens, frações e escalas.
-
Explicações simples sobre onde e como aparecem.
💬 SUGESTÃO DE ENCERRAMENTO
-
Conversar com os alunos sobre onde encontraram situações parecidas no cotidiano.
-
Valorizar o raciocínio lógico e a aplicação prática do conteúdo.
Comentários
Postar um comentário