Planejamento de aula + atividades pedagógicas- 7 e 8 ano do ensino fundamental II- Saise Educar- GRATUITO

 


🧮 PLANEJAMENTO DE AULA – MATEMÁTICA

Ano/Série: 7º e 8º Ano – Ensino Fundamental II
Duração: 50 a 60 minutos
Tema: Frações, Porcentagem e Proporcionalidade


🎯 OBJETIVOS GERAIS

  • Compreender e aplicar conceitos de fração, porcentagem e proporção em situações do cotidiano.

  • Desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

  • Estimular o trabalho em grupo e o uso prático da matemática.


🧠 HABILIDADES DA BNCC

  • (EF07MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam frações e porcentagens em contextos diversos.

  • (EF08MA06) Resolver problemas que envolvam razão, proporção e escalas em representações diversas.

  • (EF07MA06) Utilizar a proporcionalidade para resolver problemas do dia a dia.


🧾 CONTEÚDOS

  • Revisão de frações e operações.

  • Cálculo e interpretação de porcentagem.

  • Razão e proporção.

  • Aplicações práticas: descontos, lucros e escalas.


🏫 METODOLOGIA

  1. Introdução (10 min):

    • Conversa inicial: onde usamos porcentagem e frações no cotidiano (lojas, receitas, esportes etc.).

    • Exemplo prático: “Um produto custa R$100 e está com 25% de desconto. Qual o valor final?”

  2. Desenvolvimento (30 min):

    • Explicação no quadro com exemplos práticos e visualização de frações (com círculos, barras ou gráficos).

    • Proporções aplicadas a situações reais: “Se 3 lápis custam R$6, quanto custam 7 lápis?”.

    • Os alunos resolvem atividades em duplas, trocando ideias e explicações.

  3. Encerramento (10 min):

    • Correção coletiva das atividades.

    • Reflexão: “Como a matemática ajuda a resolver situações da vida real?”


🧰 RECURSOS DIDÁTICOS

  • Quadro e marcador ou cartolina.

  • Calculadora simples.

  • Folhas de atividades impressas.

  • Materiais recicláveis (papel colorido, régua, tesoura).


AVALIAÇÃO

  • Participação e envolvimento nas atividades.

  • Resolução correta dos problemas.

  • Capacidade de explicar os raciocínios utilizados.


✏️ ATIVIDADES – 7º e 8º ANO

Atividade 1 – Frações no Cotidiano

  1. Em uma pizza dividida em 8 pedaços, João comeu 3.

    • a) Qual fração representa o que ele comeu?

    • b) E o que sobrou?

  2. Escreva as frações equivalentes a 2/3.

  3. Resolva:

    • a) 34+18=?\frac{3}{4} + \frac{1}{8} = ?

    • b) 5613=?\frac{5}{6} - \frac{1}{3} = ?


Atividade 2 – Porcentagem no Dia a Dia

  1. Uma mochila custa R$200 e está com 30% de desconto.

    • a) Qual é o valor do desconto?

    • b) Quanto o cliente pagará pela mochila?

  2. Uma calça de R$120 teve aumento de 25%.

    • a) Qual será o novo preço?

  3. Em uma pesquisa com 200 alunos, 60% disseram gostar de esportes.

    • a) Quantos alunos isso representa?


Atividade 3 – Proporção e Escala

  1. Um mapa foi desenhado na escala 1:100.000.

    • a) Se duas cidades estão a 3 cm no mapa, qual é a distância real entre elas?

  2. Um carro percorre 180 km com 15 litros de gasolina.

    • a) Quantos litros serão necessários para percorrer 300 km?

  3. Em uma receita, usa-se 2 copos de farinha para 1 de leite.

    • a) Quantos copos de farinha serão usados para 3 de leite?


Atividade 4 – Desafio Matemático

Resolva com atenção:

“Uma loja vendeu 60% de seu estoque de 500 camisetas. Quantas restaram? Se cada camiseta custa R$40, qual o valor total das que foram vendidas?”


🧩 ATIVIDADE COMPLEMENTAR (opcional)

Monte um cartaz temático com o título “A Matemática na Vida Real”, trazendo:

  • Fotos ou recortes de revistas com exemplos de porcentagens, frações e escalas.

  • Explicações simples sobre onde e como aparecem.


💬 SUGESTÃO DE ENCERRAMENTO

  • Conversar com os alunos sobre onde encontraram situações parecidas no cotidiano.

  • Valorizar o raciocínio lógico e a aplicação prática do conteúdo.


Comentários