ATIVIDADES: Ação do homem: mudanças e permanência- 5 ano- Saise Educar- GRATUITO

Escola: ______________________
Professor(a): __________________
Turma: _______
Data:___ /___/2025
Tema: Ação do homem: mudanças e permanência


Atividades – 5º Ano

1. Pergunta de reflexão:
O que você acha que mudou na sua cidade nos últimos 10 anos?
Resposta: ____________________________________________________________


---

2. Comparação de imagens:
Observe duas fotos antigas e duas atuais de sua cidade. Escreva quais mudanças você percebe e o que permanece igual.
Mudanças: ____________________________________________________________
Permanências: _________________________________________________________

3. Linha do tempo:
Faça uma linha do tempo mostrando como a escola ou a rua onde você mora mudou ao longo dos anos.
Desenho/Linha do tempo: _______________________________________________

4. Desenho de mudanças:
Desenhe um lugar que você conhece mostrando como ele era antes e como é hoje.
Espaço para desenho: _________________________________________________

5. Cartaz da permanência:
Crie um cartaz mostrando algo que permanece igual na sua cidade ou na sua vida, mesmo com o tempo passando.
Espaço para desenho/escrever: __________________________________________

6. Entrevista familiar:
Pergunte aos seus pais ou avós o que mudou e o que permaneceu igual desde a infância deles. Escreva suas respostas.
Mudanças: ____________________________________________________________
Permanências: _________________________________________________________

7. Texto de opinião:
Escreva um pequeno texto dizendo se você acha que as mudanças feitas pelo homem na natureza são boas ou ruins.
Texto: _______________________________________________________________


---

8. Lista de mudanças:
Faça uma lista de cinco coisas que mudaram em sua escola ou bairro e explique o motivo dessas mudanças.

1. 
---


2. 
---


3. 
---


4. 
---


5. 
---



9. Lista de permanências:
Faça uma lista de cinco coisas que permanecem iguais em sua cidade ou comunidade.

1. 
---


2. 
---


3. 
---


4. 
---


5. 
---



10. Pesquisa na internet:
Pesquise como era a sua cidade há 50 anos e compare com hoje. Anote as principais mudanças e permanências.
Mudanças: ____________________________________________________________
Permanências: _________________________________________________________

11. Jogo de “verdadeiro ou falso”:
Escreva cinco frases sobre mudanças e permanências na sua cidade e peça para um colega marcar se é verdadeiro ou falso.

1. ____________________________________________________________ V / F


2. ____________________________________________________________ V / F


3. ____________________________________________________________ V / F


4. ____________________________________________________________ V / F


5. ____________________________________________________________ V / F



12. Debate em sala:
Participe de um debate sobre a pergunta: “Será que todas as mudanças feitas pelo homem são boas para a natureza?”
Espaço para anotações: _______________________________________________

13. Redação curta:
Escreva uma redação de 5 linhas sobre como você imagina que sua cidade será daqui a 20 anos.
Redação: _____________________________________________________________


---

14. Cartão de memória:
Escolha um lugar da sua cidade e escreva em um cartão o que mudou e o que permanece igual.
Lugar escolhido: ______________________________________________________
Mudanças: ____________________________________________________________
Permanências: _________________________________________________________

15. Mapa das mudanças:
Desenhe um mapa da sua cidade indicando os lugares que mudaram e os lugares que permanecem iguais.
Espaço para mapa/desenho: _____________________________________________

Comentários