Planejamento de Aula de Português – 6º Ano – Ensino Fundamental II- Saise Educar


Planejamento de Aula de Português – 6º Ano – Ensino Fundamental II

Tema: Narrativa e Produção de Texto

Objetivos da Aula:

1. Desenvolver a compreensão de diferentes tipos de narrativas.


2. Identificar elementos essenciais da narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo e conflito.


3. Produzir um texto narrativo próprio utilizando criatividade e coesão textual.


4. Ampliar o vocabulário e melhorar a construção de frases e parágrafos.



Conteúdos:

Tipos de narrativa: conto, fábula e crônica.

Estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço e enredo.

Produção textual: escrita criativa e revisão.


Metodologia:

1. Acolhimento e contextualização: Conversa inicial sobre histórias que os alunos gostam de ler ou ouvir.


2. Leitura coletiva: Apresentar um conto curto ou uma fábula e discutir os elementos da narrativa.


3. Atividade de análise: Identificar personagens, tempo, espaço, conflito e clímax da narrativa lida.


4. Produção textual: Cada aluno cria seu próprio texto narrativo, seguindo a estrutura discutida.


5. Revisão e socialização: Troca de textos entre colegas para revisão e leitura em voz alta.



Atividades Sugeridas:

1. Atividade 1 – Leitura e análise de narrativa



Entregar um conto ou fábula para leitura em sala.

Responder às perguntas:

Quem são os personagens principais?

Onde e quando a história acontece?

Qual é o conflito principal da narrativa?

Como a história termina?



2. Atividade 2 – Completar a narrativa



Entregar o início de uma história incompleta.

Cada aluno deve continuar a narrativa, criando o desenvolvimento e a conclusão.


3. Atividade 3 – Produção de texto próprio



Escrever uma narrativa curta (pode ser conto ou fábula) com:

Introdução clara (apresentando personagens e cenário).

Desenvolvimento com acontecimentos ou conflitos.

Conclusão coerente (resolução do conflito).



4. Atividade 4 – Revisão e leitura em grupo


Trocar textos com um colega.

Corrigir erros de ortografia e pontuação.

Ler em voz alta para a turma e comentar sobre a criatividade e organização do texto.


Recursos:

Quadro branco e canetas coloridas.

Textos impressos (contos ou fábulas).

Caderno ou folha de produção textual.

Dicionário ou recurso digital de palavras.


Avaliação:

Observação da participação durante a leitura e análise de textos.

Produção textual final, avaliando:

Estrutura da narrativa (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Clareza e coerência das ideias.

Correção gramatical e ortográfica.


Criatividade e originalidade na criação da narrativa.

Comentários