PLANEJAMENTO DE AULA – MATEMÁTICA – 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ➗📏 Saise Educar

PLANEJAMENTO DE AULA – MATEMÁTICA – 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ➗📏

Tema da Aula:

Multiplicação e Divisão

Duração:

1 aula (50 minutos)

Objetivo Geral:

Compreender e aplicar os conceitos de multiplicação e divisão em situações do cotidiano, desenvolvendo raciocínio lógico e habilidade de cálculo.

Objetivos Específicos:

Resolver operações de multiplicação e divisão de números naturais.

Aplicar a multiplicação e divisão em problemas práticos.

Desenvolver atenção e estratégia na resolução de cálculos.

Estimular o trabalho coletivo e individual na aprendizagem da Matemática.


Conteúdo:

Multiplicação de números naturais (tabuada de 1 a 10).

Divisão como operação inversa da multiplicação.

Problemas simples envolvendo multiplicação e divisão.


Recursos Didáticos:

Quadro branco ou lousa digital.

Cartazes ou tabelas de tabuada.

Fichas de exercícios impressas.

Lápis, borracha, canetas coloridas.



Desenvolvimento da Aula:

1. Acolhida (5 min)

Cumprimentar os alunos e perguntar sobre experiências com multiplicação e divisão.

Introduzir o tema: “Hoje vamos revisar a multiplicação e aprender a usar a divisão para resolver problemas!”


2. Apresentação do conteúdo (10 min)

Relembrar a tabuada de multiplicação do 1 ao 10.

Explicar que a divisão é a operação inversa da multiplicação, mostrando exemplos no quadro.
Ex.: 5 × 4 = 20 → 20 ÷ 5 = 4


3. Atividade guiada (15 min)

Distribuir folhas com exercícios de multiplicação e divisão.

Resolver os primeiros exemplos juntos, reforçando a estratégia de cálculo.


4. Atividade prática (15 min)

Problemas contextualizados para a turma:

“Se uma caixa tem 6 lápis e você tem 4 caixas, quantos lápis tem no total?”

“Se você tem 24 balas e quer dividir igualmente entre 6 amigos, quantas balas cada um recebe?”


Os alunos resolvem no caderno ou na folha de exercícios.


5. Encerramento (5 min)

Revisão das operações e resolução de dúvidas.

Despedida e incentivo: “Multiplicação e divisão estão em tudo à nossa volta, pratiquem em casa!”


Avaliação:

Participação oral e nas atividades.

Correção das operações de multiplicação e divisão.

Resolução correta dos problemas contextualizados.


Observações:

Professor pode adaptar a quantidade de exercícios de acordo com a turma.

Atividades podem ser enviadas para casa como reforço.


Atividades para imprimir – Multiplicação e Divisão ✏️

Nome: ___________________ Data: ________

Parte 1 – Complete as multiplicações

1. 3 × 4 = ____


2. 7 × 5 = ____


3. 6 × 6 = ____


4. 8 × 3 = ____


5. 9 × 2 = ____



Parte 2 – Complete as divisões

1. 20 ÷ 4 = ____


2. 36 ÷ 6 = ____


3. 18 ÷ 3 = ____


4. 24 ÷ 8 = ____


5. 45 ÷ 5 = ____



Parte 3 – Problemas práticos

1. Ana tem 5 pacotes de figurinhas, cada pacote tem 8 figurinhas. Quantas figurinhas Ana tem no total?


2. João tem 32 balas e quer dividir igualmente entre 4 amigos. Quantas balas cada amigo recebe?


3. Uma escola comprou 6 caixas de lápis, cada caixa com 10 lápis. Quantos lápis a escola tem no total?



Comentários